Educação
Estudantes do município passam por avaliação
Prova foi aplicada ontem para mais de dez mil alunos de 60 escolas de Ensino Fundamental
Marcel Ávila -
Cerca de 10,4 mil alunos das 60 escolas de Ensino Fundamental (Emefs), das zonas urbana e rural de Pelotas, realizaram ontem a primeira Avaliação Municipal de 2019. Estudantes de 1°, 2°, 3°, 5° e 9° anos responderam à prova, que tem o objetivo de detectar fragilidades do processo educativo.
“É mais uma ferramenta para o planejamento do trabalho pedagógico a ser desenvolvido nos educandários”, explicou a diretora de ensino da Secretaria de Educação e Desporto (Smed), Loreni Peverada.
O exame analisou o conhecimento das crianças e adolescentes em Português e Matemática, através de 30 questões - 15 de cada disciplina. Todo o conteúdo da avaliação teve como base a matriz de referência e descritores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Entre as finalidades da prova está melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do município.
Nos anos iniciais foram avaliadas as habilidades de alfabetização, leitura, interpretação e produção textual. Na área da matemática, as crianças foram testadas em situações-problema, raciocínio lógico, cálculos envolvendo as quatro operações, entre outras. Para o 9º ano, a competência leitora foi avaliada nas questões de Língua Portuguesa e a capacidade de resolver problemas lógicos nas perguntas de Matemática.
Os resultados são essenciais para que os docentes possam direcionar o trabalho em sala de aula a partir das dificuldades que os estudantes apresentam.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário